Ganhe Dinheiro Jogando

27 julho, 2012

Saiba o que é VO2 Máximo

Spartan Team
VO2 Máximo é a maior taxa de consumo de oxigênio que você pode atingir ao realizar exercícios exaustivos.
Quando a intensidade do seu treino aumenta, o mesmo acontece com o seu consumo de oxigênio. 
No entanto, chegamos a um ponto em que a intensidade do exercício continua a aumentar sem que o consumo de oxigênio aumente.



QUANDO ATINGIMOS O VO2 MÁXIMO
No momento em que aumentamos a intensidade do exercício e nosso consumo de oxigênio para de progredir, alcançamos o VO2 Máximo, ou seja, nosso consumo de oxigênio chegou no limite. Especialistas acreditam que medir o VO2 máximo é a melhor maneira de avaliar a aptidão aeróbica e resistência cardiorrespiratória de um atleta. Além disso, é um bom indicador do potencial que determinados indivíduos possuem para o sucesso em uma grande variedade de esportes.

Spartan Team

TESTE DO VO2 MÁXIMO
Os testes de VO2 máximo costumam ser realizados em esteiras ou bicicletas. Os atletas são submetidos a atividades que exigem o máximo de esforço possível, geralmente de forma gradativa, ou seja, as atividades começam moderadas e vão aumentando durante todo o período. O volume e a concentração do oxigênio inalado no ar são coletados e medidos para determinar exatamente quanto oxigênio está sendo usado.
O aumento da intensidade do exercício faz com que o consumo de oxigênio suba até certo ponto, denominado VO2 Máximo como vimos anteriormente. Depois disso, mesmo se a intensidade do exercício continuar aumentando, o consumo de oxigênio se mantém estático. Este é um ponto doloroso no processo dos testes de VO2 Máximo, pois os atletas cruzam a fronteira do metabolismo aeróbico para o metabolismo anaeróbico.
Porém, esse período não costuma durar muito tempo. O VO2 Máximo é o ponto em que um atleta chega um pouco antes que os músculos se tornem tão fadigados que ele seja forçado a interromper o exercício. O processo de teste do VO2 Máximo costuma levar de 10 a 15 minutos, e o atleta precisa estar em perfeitas condições antes de realizá-lo.


Fonte: 24hrfitness

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...