Ganhe Dinheiro Jogando

25 junho, 2012

Cafeína - Um Poderoso Termogênico Natural

Spartan Team
Substância presente em vários produtos consumidos diariamente, como o guaraná, o mate, o chocolate, o café, alguns refrigerantes e chás, a cafeína é a droga estimulante mais ingerida do mundo, sendo considerada aceitável por ser utilizada há muito tempo e de forma ampla. Sua utilização por atletas, com a intenção de melhorar a performance, tem se tornado popular nas últimas décadas, devido aos estudos sobre seus efeitos ergogênicos.

Saiba um pouco mais sobre esse ótimo termogênico natural.

Tema de diversos estudos na área esportiva, a cafeína parece produzir efeitos benéficos tanto em esforços nos exercícios mais curtos e de alta intensidade até os esforços submáximos. Entre os mecanismos que podem explicar a melhora da performance estão:

  • *Efeito poupador das reservas de glicogênio (combustível energético limitante em exercícios de endurance) durante a atividade física, provavelmente por elevar as taxas de ácidos graxos livres no sangue.

  • *Estímulo do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, estimulando a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco.

  • *Estímulo da contração muscular, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração.

  • Seus efeitos ergogênicos sobre a performance aparecem em doses da ordem de 3 a 5mg/kg, 1 hora antes do exercício, e foram observados, notadamente, em exercícios de endurance (longa duração), força e potência. Esses efeitos se embasam na capacidade que a cafeína tem em facilitar a liberação de epinefrina, estimular a vasodilatação, a lipólise, a glicogenólise, e funciona como um broncodilatador. O aumento da lipólise pode resultar em “glicogen sparing”, ou seja, um efeito poupador do glicogênio levando o atleta a resistir maior tempo ao exercício prolongado. Como inibidor da enzima fosfodiesterase, a cafeína pode pontecializar a ação do AMPc, elemento importante para conversão das fosforilases e da lipase hormônio sensível em suas formas ativas. Facilita a mobilização do cálcio do retículo sarcoplasmático e aumenta a sensibilidade das miofibrilas e das subunidades da troponina C a esse íon. Atua como antagonista competitivo dos receptores para adenosina, um depressor do SNC. Pesquisas recentes tem se voltado para seus efeitos no SNC e sobre o desenvolvimento da força muscular como mecanismos ergogênicos promissores.

Spartan Team
A cafeína pode ser combinada com outras substâncias, potencializando o seu efeitos. Algumas dessas substâncias são:
  • Efedrina (uma das combinações mais eficazes, porém não deve ser feita sem acompanhamento médico);
  • Teofilina (apesar de não recomendada, visto que ela terá basicamente o mesmo efeito no corpo do que a própria cafeína);
  • Taurina;
  • EGCG (presente no chá verde e que, em combinação com a cafeína vem apresentando ótimos resultados);

A Cafeína faz com que o corpo recorra mais às gorduras do que à glicose para obter energia durante o treinamento. No entanto, os efeitos da Cafeína se reduzem quando é ingerida juntamente com uma refeição rica em carboidratos. Beba uma ou duas xícaras de café aproximadamente duas horas antes de treinar, e ingira apenas gorduras saudáveis e proteínas caso a ingestão seja feita com uma refeição. Não utilize creme ou açúcar (que só aumentam as calorias e gorduras não desejadas), e evite beber café em outros horários do dia; isto faz com que não perca a sensibilidade do efeito termogênico da Cafeína.


Efeitos Colaterais

A cafeína é relativamente segura, mas as tolerâncias individuais variam e com isso pode haver efeitos colaterais. O consumo excessivo pode provocar rubor facial, ansiedade, nervosismo, tremor, insônia, e até mesmo, arritmias cardíacas e perda de memória. Além disso, pode ocorrer aumento da temperatura corporal, podendo prejudicar o desempenho em exercícios realizados em altas temperaturas. Por aumentar a diurese, a cafeína pode promover a desidratação.
Pessoas com problemas gástricos (gastrite, úlcera) ou com problemas cardiovasculares (hipertensão) não devem abusar de bebidas ricas em cafeína e muito menos suplementá-la.
Nunca faça o uso de substâncias dessa natureza (a não ser por alimentos) sem o devido acompanhamento profissional!
Spartan Team

Referências: recifesuplementosnutricionais.blogspot.pt  / http://www.tudosobremusculacao.com.br  /   http://www.musculacaoecia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...